Artigos | Tipos de massagens curativas

Tipos de massagens curativas

Shiatsu

Shiatsu

Técnica desenvolvida no Japão, o shiatsu equilibra os canais de energia do corpo, traz bem-estar e ajuda no combate à insônia e ansiedade, melhora o sistema circulatório, trabalha a postura e alivia dores físicas, como nas costas ou nas articulações.

A pressão do dedo do terapeuta atua no fluxo da energia, que circula no corpo onde percorrem os canais e meridianos, promovendo o equilíbrio da energia. Dessa maneira, faz fluir onde está bloqueado e seda onde há excesso.

A melhora dessa energia capacita o organismo a criar uma resistência natural, corrigindo os desequilíbrios internos, prevenindo patologias e tratando doenças crônicas e agudas.

Ayurvédica

O principal benefício da massagem terapêutica conhecida como ayurvédica está na liberação de toxinas nocivas presentes nos músculos. A massagem é feita com toques profundos dos pés, mãos e cotovelos. A técnica também apresenta efeitos antidepressivos.

Desportiva

Indicada a indivíduos que praticam esporte, profissionalmente ou não, a massagem desportiva trabalha relaxando os músculos. Entre os benefícios estão a melhora da circulação sanguínea, oxigenação das células, recuperação dos músculos e recuperação do vigor físico.

Destoxi drenante

A técnica é conhecida por utilizar derivados da biotecnologia marinha que desintoxica a pele e drena o organismo equilibrando as funções metabólicas.

A massagem destoxi drenante combina movimentos da massagem drenante com técnicas da massagem oriental e relaxante. Os resultados são garantidos: desintoxica, elimina toxinas, equilibra as funções metabólicas, diminui edemas, combate a flacidez e relaxa a musculatura.

Abhyanga

Conhecida como massagem indiana, sua principal característica é o uso de óleos nutritivos que ajudam os tecidos a eliminar as toxinas.

O óleo é morno e escolhido de acordo com as características biológicas do paciente, os movimentos são leves e eliminam as toxinas do corpo. Se feita regularmente, relaxa músculos, nervos e juntas.

E como atua diretamente nos sistemas linfático, sanguíneo e nervoso, também estimula o sistema digestivo. Além, claro, de proporcionar bem estar e relaxamento.

Tipos de massagem para aliviar o estresse

Abhyanga

Reflexologia

É um sistema terapêutico de estimulação dos pontos (nos pés e região) através da pressão, fricções e massagens. Essa técnica baseia-se no princípio de que todos os órgãos, sistemas, músculos e glândulas têm "terminais" no pé. Sua estimulação facilita a circulação sanguínea, oxigena o organismo, elimina bloqueios responsáveis por distúrbios de determinado órgão e promove um re-equilíbrio. "A reflexologia foca a massagem nos pés, causando um imenso relaxamento, sensação de prazer e bem-estar", explica Vanessa.

Massagem clássica terapêutica

Trata-se de uma massagem mais específica, feita em determinadas regiões para aliviar a dor músculo-esquelética. De acordo com a fisioterapeuta, para aliviar o estresse, essa técnica pode ser associada a uma massagem reflexa. "Trabalhando essa duas massagens em conjunto é possível liberar os pontos de tensão muscular, ocasionados por emoções mal trabalhadas", diz.

Massagem relaxante

É uma técnica mais suave que utiliza movimentos deslizantes e leves, com uso de óleos aromáticos, proporcionando uma sensação de conforto e descanso. Segundo Vanessa, essa massagem é indicada para fins de relaxamento, efeito anti-estresse, combate à irritabilidade, falta de concentração e má circulação sanguínea. "A técnica reduz a tensão muscular, provocando a calma e um relaxamento mental", ressalta.

Reiki

Uma técnica tradicional que se baseia na transmissão de energia pela simples imposição das mãos em posições específicas na cabeça, no tórax, no abdômen e nas costas. O Reiki é um acelerador no processo natural de cura e não interfere no tratamento médico. Gera resultados positivos nos aspectos físicos, mentais e espirituais. Além de aliviar o estresse, sua eficácia é comprovada na cura de ferimentos, cortes, queimaduras, dores de cabeça, TPM, problemas de coluna, angústia, síndrome do pânico e depressão.

Autor: Shiatsu nora (artigo Teste)